CATITA II

CATITA II
ON ROAD AGAIN

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Escapadinha Feriados Dezembro I-ALDEIAS HISTORICAS DE PORTUGAL

Uma preparação cuidada para uma viagem pelas belas aldeias portuguesas, uma a uma esperamos caminhar pelas calçadas ou caminhos da nossa beleza.
De tudo visto na net fez-se um livro , com todas as indicações e pormenores a ver.
Em faro ultima-se a "Catita",frigo ok,depósitos cheios,LCD novo ,e novo visual interior mais prático para duas pessoas alem dos vidros reforçados com termicos para que o frio não nos incomode durante a noite.Tudo ao pormenor.
Dia 26 liguei o frigo na corrente para que quando colocasse os alimentos tudo estivesse ok.E assim foi.
27.11.09
Por volta das cinco horas depois de ter saido da obra ,peguei no volante da "Catita" e estrada fora rolei direito a Almada onde Paula me esperava com ansiedade,não esquecendo em Grandola de abastecer a menina para que não parasse com falta de comida.Por volta das 21h cheguei,aprontamos o que faltava , e como já era tarde seguimos pela A1 até a A23 com destino a Idanha-a-Velha ,tentando cumprir o programa préviamente estudado.Não foi possivel,o nevoeiro e o cansaço,aconselharam a uma paragem na área de serviço de Castelo Branco da A23,para descanso e pernoita.
Assim pensado ,assim feito e bem junto á estação de reabastecimento para Autocaravanas,pernoitamos num sono leve ,pois o barulho do constante entrar e sair de trailers e outros mais não deixava.

28.11.09
Acordar cedo,aproveitamento do local para reabastecimento de água,e limpeza do deposito,pequeno almoço tomado,e a caminho de Idanha-a-Velha,primeira das doze aldeias que nos propusemos visitar nesta escapadinha.

Feita a visita,e verificado a sua beleza e a sua história,valeu o posto de Turismo local,onde fomos bem recebidos,aproveitamos e visitamos o Lagar de Varas ,um restauro bem conseguido, tv unico e soberbo.
Logo seguimos ,pensando ir a Penha Garcia,uma pequena aldeia perto,quase no caminho,mas cuja beleza Natural eramos conhecedores,o nevoeiro nada nod deixou ver,aproveitamos para almoçar junto ás Bombas de gasolina,uma sopinha de feijão com couve...hummm e um javali guisado,...optimo muito bom,tudo por 18 €.Aproveitamos e fomos ao forno comunitario numa intenção de comprar pão, mas alem de umas velhotas a fazerem filhoses já nada havia.

Após a visita a gorada a Penha Garcia, seguia-se a Aldeia mais portuguesa,Monsanto,outra desilusão,mais nevoeiro,nevoeiro...rsrsrsr.
Mas como de costume,nada nos trava nas nossas caminhadas e descobertas,e ruas acima, direitos ao castelo aí fomos palminhado as pedras e recantos tentando chegar ao topo,mas foi impossivel, nada se via,e resolvemos voltar e dar mais uma volta,passamos pela recordações da D Alice onde provamos um licor caseiro e compramos queijo e souvenirs.Antes tinhamos comprado uma matrona para nos proteger das trovoadas.

e novamente na estrada com alguma tristeza nos envolvendo,fomos á procura de nova Aldeia.
Castelo MendoChegamos já quase no escurecer do dia,mas rapidamente subimos por essas ruelas direito ao Castelo,a beleza era tanta que tontiavamos com tanta beleza e cada vez mais vontade de ver tudo.No castelo o explendor,um entardecer lindo numa paisagem deliciosa,uma beleza rara que não nos saciava a vontade de ver mais e mais,...

Deslumbrados com tanta beleza,aprontamos direitos a nova aldeia para aí pernoitar pois embora cedo,já era noite,estamos na hora de inverno .
Rumamos com o auxilio do nosso GPS para Sortelha ,chegados ,procuramos local para estacionar e pernoitar e,... como a nossa "CATITA" não é muito larga entrou na porta do castelo 5cm para cada lado ,e ali mesmo no largo ,no sossego ,estacionamos e pernoitamos,a noite estava fria,ameaçava chuva.
29.11.09
Como habitualmente o acordar foi cedo,ligar boiller,ligar gerador para colocar AC em funcionamento,fazer umas torradas etc,o habitual de um acordar.
Banho tomado ,pequeno almoço já no estomago e lá fomos pelas ruelas acima,mas sem que antes no turismo procurassemos literatura e informações.

As suas ruas e ruelas foram todas passadas a pente fino antes de abalarmos em direção a nova aldeia,
Castelo Novo

Bonita,sem duvida,pairava o frio ,gente ? pouca ou nenhuma uma velhota numa janela que nao parava de falar... e a continuação para
Castelo Bom,não faz parte das aldeias historicas mas como está no caminho aproveitamos para visitar,bastante agradavel,aproveitamos o sino a tocar,o sr padre chamava os fieis para a missa e fomos á igreija.

Depois de mais esta visita a caminho, a "Catita" esperava,direitos a
Almeida
Aldeia fortificada,com instalações condignas para os autocaravanistas, entrada por uma das portas e ida ao Turismo para as informações necessarias e uteis, sem esquecer um local aprazivel para a janta...

Apos estacionar ,já era terde ,uma pequena caminhada ruela acima passando a estalagem, fomos ate ao picadeiro ,deslumbrados com tudo ,nao nos saciavamos ,mas o tempo ameaçava chuva e caminhamos rapido para abrigo,não sem que antes visitasemos o museu das guerras , em local onde outrora era o quartel...bem recuperado,muito bom,não se paga,e está tudo impecavel,merece a visita.
Logo após para a "CATITA" e rumo ao jantar...
jantar num restaurante local aconselhado no turismo,boa comida e muita quantidade ,o preço acessivel,portanto tudo bom.
A noite foi calma e serena junto dos bombeiros,e manha cedo arrancamos para a zona de estacionamento para os preparativos do dia e pequeno almoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário