CATITA II

CATITA II
ON ROAD AGAIN

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FIM SEMANA BARRANCOS

Com bastante antecedencia marcamos este fim de semana para nos deslocarmos a Barrancos, aproveitando o evento local

Uma oportunidade para conhecer a região e aproveitar o bom da Gastronomia Local.
Foram feitos os preparativos habituais,estudado o itinerario ao pormenor com a condicionante de ter de apanhar a consorte em Beja,e aproveitando para ficar uma noite na Area de serviço de Valverde del camino.
Ver mapa maior
Posto isto com tudo preparado e os habituais Percursos pedestres estudados para se fazerem,falta por o motor em marcha e seguir viagem.

Dia 8/4/2011 (Sexta-feira)
Por voltas das 16 horas motor em marcha direito a Beja,eram 18 h apanhei a Consorte e seguimos para Barrancos onde chegamos por volta das 20h.Estacionados em local conveniente,fomos até a EXPO,para visitar e jantar já que ia sendo tempo,na zona de restauração,assim chamada,umas imperiais,porco preto com tomate e cachaço na brasa,foi um bom pitéu para aliviar o estomago,no meio de imensa animação.
Uma visita conveniente aos pavilhoes e na mão já ia vinho da região e uns belos queijos,presunto ficamos de pensar,resolvemos dar uma volta por Barrancos á noite ,tudo muito limpo,iluminado e muita gente na rua que se deslocava para a EXPO pois havia bailarico ate altas horas,regressando á autocaravana para descanso,nao foi possivel a parabolica dar com o Hispasat,e depois de dois dedos de conversa,melhor seria deitar amanha seria um dia a sério.

Dia 9/4/2011 (Sabado)
Após o pequeno almoço,morangos ,sumo de laranja e iogurte com umas torradas de pão da serra algarvia,rumamos ate ao Parque Nougar.
Os habituais percursos pedestres presentes,que se desenvolvem no interior do Parque com relevancia para o dos moinhos e a visita do Castelo,muito abandonado e em avançado estado de desgradação ,pena.

Antes da visita do castelo e depois de 10,8 kms caminhados fizemos uma salada de atum que serviu de almoço,o que logo de seguida com forças retemperadas visitamos o Castelo.Finda a visita regressamos a Barrancos para na Expo ainda comprar mos alguns produtos regionais.
Seguimos caminho para Vilaverde del Camino,mas logo apos a fronteira o abastecimento da viatura impunha-se,gasoleo a 1,34.
Chegados a Vilaverde del camino estacionamos na AS local onde ja estavam tres Autocaravanas Espanholas a que se juntou uma Alemâ.
Um passeio pela vila,foi opção,e depois o regresso para estudar o dia de amanha e descanso.
Dia 10/4/2011 (Domingo)
Entre o acordar e o pequeno almoço tudo foi rápido,a ligeireza habitual com os habituais morangos e laranja algarvia.
Previa se um dia de calor e a caminhada era longa,tinha mos escolhido os moinhos de Odiel.Um percurso nao muito longo cerca de 12 Kms,mas com uma primeira parte muito tecnica e algo dificil,subindo as margens deste rio,começando na velha ponte de Coramada,passando por varios moinhos um dos quais abandonado na 2ª metade do sec XVIII,ate chegarmos á ponte de los pilares,cujo rio teve de ser atravessado a pé.
Dois quilometros antes tinhamos encontrado um cabrito abandonado no meio dos penhascos que colocamos na minha mochila e veio em companhia.

Atravessado rio e subida a escarpa o regresso era calmo por zona da antiga linha ferrea ,e por uma levada ao longo de varios kms atravessanso aquedutos,passando pela mina de la vina,pela decantação do cobre,ou por uma esplanada com chamines de arejamento onde por baixo se queimava a calcopirite,zona densamente contaminada,ate chegarmos novamente á Autocaravana,um passeio dificil,muito tecnico mas muito agradavel em toda a sua componente.

Almoço na Autocaravana e novamente atum era o que havia.Descanso e regresso a Portugal.
Já na quinta o bicho adaptava-se

Sem comentários:

Enviar um comentário